terça-feira, 5 de abril de 2016

PROJETO BANCO DE CADEIRAS DE RODAS E EQUIPAMENTO HOSPITALARES

Data e Local:
Iniciou em setembro de 2014 e continua em vigência. Abrange todo Município de Pelotas (Sede e Distritos).
Objetivo:
Emprestar materiais hospitalares (cadeiras de rodas, cadeiras higiênicas, camas, muletas, andadores e bengalas) a pessoas necessitadas, com o intuito de proporcionar mais conforto para o descanso e locomoção necessários.
Execução do Projeto: (em vigência).
O Projeto iniciou através de doações de material descartado (camas hospitalares, cadeiras de rodas e higiênica) pelo Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas. Este material foi restaurado por um grupo de Companheiros do Clube.
O sistema de Empréstimo também é executado por rotarianos do Clube, através de Contrato Particular de Empréstimo (COMODATO). Esses mesmos Companheiros disponibilizam seus telefones fixos e móveis e dois dias por semana, num período mínimo de duas horas, para atendimento ao Projeto.
Outros Parceiros:
Empresa Parafusos Santa Rita (disponibiliza espaço para guardar os equipamentos, assim como local para atendimento aos beneficiados. Empresa Gastrel (Empresa Cidadã) oferece veículo e pessoal para transporte de material, quando necessário.
Pessoas e Valores envolvidos:
Companheiros membros do Projeto e Recursos Financeiros do Fundo Financeiro para Pequenos Projetos, para fins de manutenção do Material (quando necessário).
Beneficiários:
Prioritariamente pessoas necessitadas, beirando o limite da escassez de recursos.
Recursos Materiais e Patrocínios:
O Projeto iniciou com 15 camas, 10 cadeiras de rodas e uma cadeira higiênica, todos devidamente restaurados. Hoje o Banco conta com 20 camas, 22 cadeiras de rodas e 12 cadeiras higiênicas, 8 andadores e 10 pares de muletas.
Todo material acrescido ao acervo inicial foi doação de Companheiros do Clube, do Rotary Club de Pelotas Suleste, do Rotary Club de Pelotas Princesa do Sul, do Projeto de Subsídios Distritais, através da Fundação Rotária, do Grupo das Senhoras do Rotary Club de Pelotas Norte e de familiares dos beneficiários do Projeto. Este “plus” é significativo porque é proveniente de doações de quem já se valeu do Projeto e reconhece a importância e os benefícios que o mesmo acarreta.
O Projeto está contribuindo, ainda, para outro projeto na área da Saúde, que é o: “Remédios para quem Precisa”. Nas reuniões semanais são coletados medicamentos que, dentro da data de validade, não são mais usados pelos rotarianos ou seus familiares. Igualmente, os beneficiários do Banco também doam remédios que não mais estão sendo usados por eles ou seus familiares. Toda arrecadação é encaminhada ao Banco de Remédios Madre Teresa de Calcutá, que faz a distribuição às pessoas cadastradas.
Associada ao Projeto está a Campanha do Lacre Solidário, quando são recolhidos lacres de alumínio para posterior troca por cadeira de rodas. A esta Campanha estão engajados os rotarianos e pessoas amigas.
Divulgação:
Imprensa escrita, através dos jornais locais, Redes Sociais, Instituições de Saúde, Companheiros dos demais clubes rotários de nossa cidade e das Senhoras da Casa da Amizade. Também muito importante é a divulgação “boca a boca” através de familiares, amigos e dos próprios beneficiários pelo Projeto.
Resultados:
Convém registrar que o Projeto é dinâmico, autossustentável e se desenvolve na interação entre beneficiários, seus familiares, amigos e companheiros rotarianos. Durante o período de vigência do Projeto (set./2014 a abr.2016) já foram beneficiadas ao todo 145 pessoas.








3 comentários:

  1. isso foi a melhor idéia que pode existir isso faz é uma coisa que faz falta

    ResponderExcluir
  2. Oi eu gostaria de uma cadeira emprestada pois meu esposo tem diabete e acabou de ser amputado parte do pé ainda se estamos no hospital mas em breve ele vai ter alta

    ResponderExcluir