Apresentação

O QUE É ROTARY
Rotary é uma organização internacional de profissionais e pessoas de negócios, 1.219.554 líderes em suas áreas de atuação, que prestam serviços humanitários, fomentam elevado padrão de ética em todas as
profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. Há mais de 34.736 Rotary Clubs em 219 países e áreas geográficas, os quais constituem entidades apolíticas, não religiosas e abertas a pessoas de todas
as culturas, raças e credos. Todos esses clubes estão agrupados em torno de DISTRITOS, existindo atualmente cerca de 532 Distritos de Rotary no mundo todo, sendo que o nosso é identificado pelo número 4.670, possuindo, em julho de 2014, 58 Clubes e 1.219 associados.
 



Mundo
Número de Clubes no Mundo:
35.196
Número de Rotarianos no Mundo:
1.228.748
Numero de países e Regiões:
218
Número de Distritos Rotários:
542
Rotarianas no Mundo:
251.827
Rotaract clubs
9.014 (em 172 paí­ses)
Rotaractianos
207.322
Interact clubs
19.702 (em 158 paí­ses)
Interactianos 
453.146
N.R.D.C.
8.812 (em 91 paí­ses)
Sócios N.R.D.C.
176.240
Brasil
Número de Clubes:
2.384
Número de Rotarianos:
55.010
Número de Distritos:
38
Número de Rotarianas no Brasil:
13.103
Rotaract Clubs
642
Rotaractianos
14.766
Interact Clubs
966
Interactianos
22.218
N.R.D.C
354
Sócios N.R.D.C.
7.080
.
.
Última atualização 10 de março de 2016

Cada Distrito de Rotary possui uma estrutura parecida com a do clube, só que, em vez do principal mandatário ser chamado do Presidente, este é chamado de Governador do Distrito.
O principal objetivo do Rotary, o qual está refletido em seu lema “ DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI”, é servir na comunidade, no local de trabalho e em todo o mundo.

Os rotarianos desenvolvem projetos comunitários, que visam tratar de assuntos atuais e de extrema importância, entre eles crianças em situação de risco, pobreza e fome, preservação do meio ambiente, analfabetismo e violência. Além disso, eles apóiam iniciativas pró-juventude, promovem o desenvolvimento profissional e patrocinam oportunidades educacionais e intercâmbio para estudantes, professores e outros profissionais.

A sede mundial do Rotary fica na cidade de Evanston nos Estados Unidos. Lá, um Conselho Diretor, com uma estrutura parecida com a de um clube, também com mandato de um ano, emite diretrizes para os projetos de todos os clubes do mundo. Rotary International é uma federação de Rotary Club, os quais, como filiados, adotam um mesmo estatuto sugerido por RI em todo o mundo, o que lhe dá unidade de atuação., apenas adaptado às leis locais.

O Rotary International é a única representação não-governamental que tem cadeira permanente na Organização das Nações Unidas, pois participou ativamente da criação da Organização das Nações Unidas. Os propósitos do RI são incentivar, promover, propagar e superintender o Rotary no mundo todo; coordenar, e, de modo geral, dirigir as suas atividades.

A organização do Rotary foi precursora de outros grandes clubes de serviços, tais como a Kiwanes Intemational, em 1915, Lions International, em 1917; e Optimista International, em 1919. Ao despedir-se, após vários anos de trabalho profícuo, Secretário Geral George R. Means disse o “Melhor do Rotary ainda está por vir”. Paul Harris previa transformações, pois escreveu que “Este é o mundo que se transforma; precisamos nos preparar para acompanhá-lo. A história do Rotary terá que ser escrita muitas vezes”. Cabe, assim, aos rotarianos de hoje e aos do futuro, reescrever esta história do Rotary, adaptando-a às transformações porque passa a humanidade.

A PALAVRA ROTARY:
 

A palavra Rotary é um adjetivo do idioma inglês, equivalente a rotativo, giratório, circulatório. Os Sócio fundadores desta grande organização que é hoje o ROTARY INTERNATIONAL, optaram pelo nome ROTARY porque as suas primeiras reuniões eram feitas em rodízio, cada vez no local de trabalho de um dos sócios.

A forma mais aproximada da pronúncia em inglês é rôuteri, mas há entre nós - brasileiros - inteira liberdade de pronúncia da palavra Rotary, razão porque muitos rotarianos, notadamente os sulinos, preferem a pronúncia aportuguesada RÓTARI.


A forma inglesa rôuteri nos induz a pronunciar o adjetivo international também em inglês, dificultando, sobremodo, aqueles que não falam tal idioma. Não há, como se vê, pronúncia padrão, embora a língua considerada oficial do Rotary lnternational seja a língua inglesa.
Lexicólogos, consultados a este respeito, alegam que o termo é genuinamente anglo-saxônico, e por isso aconselham a forma rótarí, porquanto o vocábulo vem do latim: ROTA, onde a pronúncia da primeira vogal do dissílabo tem uma acentuação prolongada e aberta.


Mais:

 Sobre Paul Percy Harris, fundador do Rotary

Nenhum comentário:

Postar um comentário